sábado, 22 de maio de 2010

Borboletas: flores voadoras


Mais uma sugestão da Educadora Graça Simões e dos seus meninos do JI de Santa Rita. Não há dúvida de que as borboletas são autênticas flores voadoras.

Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco


Aqui fica um vídeo interessante. Trata-se de uma sugestão da Educadora Graça Simões e dos seus meninos da sala 4 (JI de Santa Rita).
O CERAS de Castelo Branco é um projecto gerido pela Quercus com o apoio da Escola Superior Agrária de Castelo Branco e outras instituições e, desde 1999, tem sido um porto de abrigo para inúmeras espécies ameaçadas que aí são entregues. este trabalho de recuperação é assegurado por voluntários, alunos da E.S. Agrária de Castelo Branco e jovens do Serviço de Voluntariado Europeu, tendo o centro recebido até hoje mais de 1100 animais (a maioria aves), dos quais mais de 50% foram devolvidos à natureza. Conheça neste vídeo realizado pela Beira TV um pouco mais sobre a acção do CERAS.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Já temos 50 árvores no nosso alfobre!

São mais de 50 as árvores que temos no nosso alfobre. São castanheiros, sobreiros e carvalhos que até ao próximo mês de Outubro vão crescer, cada uma, no seu garrafão de plástico. Quando chegar o Outono, as árvores serão plantadas em definitivo no local onde crescerão e proporcionarão sombra a quem se abeirar delas. Até lá, há que cuidar delas com todo o cuidado.
Esta acção insere-se no projecto "Crescer com as Árvores".
2.º E (EB1 com JI de Santa Rita - Lousã)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bosques da Lousã mais bonitos sem acácias

O nosso professor participou recentemente numa acção de controlo da acácia na Mata do Sobral, que fica em Serpins.

A acácia é uma espécie infestante. Isto significa que é uma árvore que rapidamente se espalha por uma mata. Não é uma espécie autóctone como o carvalho e o castanheiro. A acácia é originária da Austrália.

Se cortarmos uma acácia, ela acaba por rebentar. Por isso, se queres acabar com esta árvore existe uma técnica: retiramos a casca (50 cm à altura do pé) e, ao fim de seis meses, a acácia morre e já não volta a rebentar. Vejam o vídeo.

Turma do 2.º E (EB1 com JI de Santa Rita)