Assembleia de Escola/Jardim-de-Infância de Santa Rita (Lousã), de 19/10/2007Acta número Um
Ao décimo nono dia do mês de Outubro do ano dois mil e sete realizou-se nas instalações da Escola EB1 de Santa Rita uma reunião ordinária deliberativa com a seguinte ordem de Trabalhos:
1. Balanço sobre a construção de Eco pontos.
2. Reorganizar o funcionamento das “Brigadas Bom Ambiente”.
3. Reforço da recolha de óleos alimentares usados.
4. Projecto “hortas pedagógicas”.
6. Outros assuntos.
Depois dos alunos do primeiro, segundo, e quarto anos, terem animado os presentes, entoando a canção “Na quinta do Tio Man’el”, deu-se início aos trabalhos, presididos pela Carolina, aluna do quarto ano turma “H”, onde se apresentaram e debateram os assuntos acima indicados, destacando-se o seguinte:
1. Foi referida pelas crianças da educação pré-escolar, a necessidade de separar o lixo e não desperdiçar água, nomeadamente deixando as torneiras abertas. Exibiram um pequeno cartaz onde se referia essa necessidade.
2. Foi dito pelos alunos do primeiro ano que o nosso planeta se está a degradar e, por causa disso, a Terra está mais quente.
3. Os alunos do segundo ano comprometeram-se a continuar a separar o lixo e a fazer eco-pontos. Informaram ainda que as alunas Mariana e Ana fizeram nesse dia os trabalhos da “Brigada Bom Ambiente”.
4. Os alunos do terceiro ano tomaram a palavra e informaram que tinham feito um papelão e estudo sobre o eco-óleo. Informaram ainda que juntamente com o Sr. Professor Carlos sentiram a necessidade da colocação de caixotes do lixo no parque infantil, bem como sobre a necessidade de se redistribuirem os caixotes existentes no espaço escolar.
Manifestaram ainda a sua preocupação sobre a boa execução da reciclagem, que concluíram não estar a ser feita segundo as normas. Informaram o facto de ainda não terem feito Eco-pontos.
5. Ainda em relação à distribuição dos caixotes do lixo, foi referido pelos alunos do quarto ano que não se deveria comer no parque infantil, evitando assim a colocação de caixotes nessa zona.
6. Como conclusão foi decidido que os caixotes do lixo deveriam ser redistribuídos, e as “Brigadas Bom Ambiente”, deveriam continuar a estar atentas às situações de má utilização do recreio.
7. O projecto “Horta pedagógica” foi acarinhado por todos e ficou decidido que pelo menos cinco turmas vão dar início a este trabalho.
As auxiliares presentes apresentaram ainda a sua preocupação pelo facto de ainda existirem meninos que colocam o pão no lixo, sabendo que outros passam fome…
Não havendo mais assuntos a tratar, antes de ser dada como encerrada a reunião, foi ainda referida a necessidade de não haver racismo na escola e no mundo. Terminámos os trabalhos com a exibição de um filme sobre o “Eco-óleo”.
Por ser verdade o que está acima descrito, esta acta vai ser assinada pela menina Carolina Souto, na qualidade de presidente desta reunião, por um dos professores presentes, Prof. Paulo Peralta e por mim Andreia Aleixo, secretária desta reunião, e Delegada da Turma “I” do quarto ano.
Andreia Aleixo
Prof. Paulo Peralta