quinta-feira, 12 de março de 2009

Projecto da Região Solidária: "Crescer com as Árvores"



No início do ano lectivo, em Outubro, o nosso professor e o Renato trouxeram muitas bolotas para a sala de aula, algumas vindas do Parque do Regueiro e da zona em volta do Castelo da Lousã. Arranjámos garrafas e outras embalagens de plástico, que enchemos de terra e nesses recipientes colocámos as bolotas. Fizemos aquilo a que se chama um alfobre.

Em Março, pouco antes da chegada da Primavera, tivemos uma agradável surpresa: as bolotas já tinham germinado e era possível vermos pequenas árvores, que, neste caso, são carvalhos, uma espécie típica da nossa região.

O que nós fizemos inserimo-lo no projecto Região Solidária, onde estão também envolvidos os meninos do 1.º A ,1.º B, 2.º E e 4.º H. Ao projecto demos o nome "Crescer com as Árvores", que contará com as parcerias da Câmara Municipal da Lousã, Junta de Freguesia da Lousã, Dueceira e Aflopinhal. O grande objectivo é iniciar o plantio de novas áreas pertencentes à Junta de Freguesia da Lousã, devolvendo à nossa serra espécies como o carvalho, o sobreiro, a azinheira e o castanheiro, que são típicas da nossa região. Por isso, estas espécies são autóctones.

Nas imagens que apresentamos, podemos ver o dia em que pusemos as bolotas em vasos com terra (foto 1), a que se seguiu a rega (foto 2). Na foto 3, dois carvalhos recém-nascidos, mas que esperamos virem a tornar-se adultos quando forem plantados nos terrenos indicados pela Junta de Freguesia da Lousã, pelos alunos da Santa Rita.

Os meninos e meninas do 1.º C

1 comentário:

Unknown disse...

Que projecto tão giro e interessante!
Eu acho!
Ass.: Marta CARVALHO Correia